
Semijoias na Black Friday saiba como aproveitar
21/09/2022
A Black Friday
é uma data aguardada por lojistas, revendedores e o público consumidor geral
durante todo o ano. O evento, que teve origem nos Estados Unidos, acontece tradicionalmente
um dia depois do feriado local de Ação de Graças e sempre na última sexta-feira
do mês de novembro. Neste ano a data da Black Friday será dia 25 de novembro,
porém, no Brasil, existe o costume de aproveitar a data comemorativa em outras
duas oportunidades: durante todo o mês de novembro, conhecida como black
november, ou durante a semana da black Friday, conhecida como black week.
Se você
trabalha com revenda de semi joias já deve ter ouvido os termos acima e é
bastante comum que existam duvidas e questionamentos sobre qual a melhor
estratégia de venda, qual data aproveitar, se é melhor fazer apenas um dia, uma
semana ou mês todo. Entretanto, antes de responder a essas questões é preciso
conhecer um pouco mais sobre essa campanha e entender quais as necessidades do
seu negócio e a demanda do público. Aproveite nossas dicas e confira o conteúdo
abaixo. Boa leitura!
Black Friday
Apesar do
surgimento nos Estados Unidos, a Black Friday conquistou grande público aqui no
Brasil. Nesse dia, grandes varejistas e lojas online oferecem descontos que
podem chegar até 80% em promoções imperdíveis. Caso você ainda esteja em dúvida
se a data é mesmo interessante comercialmente, desde 2018 a Black Friday
movimentou mais de R$ bilhões no e-commerce e nos últimos anos devido à
pandemia da coronavírus o tíquete médio de compra cresceu! Além disso, o
segmento de moda e vestuário aparecem com 22,20% nas buscas do público e em
2020 foram mais de 6 milhões de pedidos gerados.
É fato que a
data pode ser muito benéfica para o seu negócio, mas para isso é preciso planejar
a melhor forma de colocar em prática estratégias de venda.
Black Week, black Friday ou black
November?
Para decidir se
suas semi joias receberão um desconto durante um dia, uma semana ou um mês é
preciso conhecer o seu público e o seu negócio. Existem prós e contras em todas
elas e você deve analisar qual das opções se encaixa melhor no seu formato de
trabalho.
Organização e
Planejamento
Antes de
decidir organize seu estoque e qual será a porcentagem de desconto que
conseguirá oferecer. Esse já pode ser o primeiro critério de avaliação para
decidir em qual formato será a sua campanha. Lembre-se que campanhas duradouras
de uma semana ou um mês exigem estoque maior, maior atenção e demanda de
acompanhamento bem como de fluxo de caixa. É importante também lembrar de alinhara
sua campanha previamente com o seu fornecedor para não correr o risco de não
receber os produtos a tempo.
Uma pré
campanha pode ser uma alternativa para render maior visibilidade à sua marca
antes da Black Friday que os concorrentes normalmente fazem. Além disso, é
também uma forma de potencializar as compras no dia da campanha. Essa pré campanha
pode conter promoções e ofertas menores que as disponíveis durante a data da
campanha, como um aquecimento para as compras.
Analise seus
concorrentes
Em qualquer
mercado é importante analisar o que os seus concorrentes estão fazendo, as
estratégias utilizadas e principalmente captar as oportunidades para o seu
negócio. É fundamental ter ciência das porcentagens e produtos que estarão na
campanha dos seus concorrentes para que você não ofereça uma semi joia com
valor desproporcional ao mercado, pois isso pode acarretar desvalorização do
seu produto e menor chance de vendas.
Estude
variáveis e invariáveis
A sua campanha
depende de valores e taxas variáveis e invariáveis que devem ser levadas em
contas quando decidir pela black Friday, black week ou black november. Frete e
prazo de entrega, por exemplo, costumam ser invariáveis e podem ser um
componente negativo caso você esteja pensando em campanhas maiores. Estes
fatores são muito considerados pelos consumidores na hora de decidir pela
compra.
Aposte em
vendas certas
Pode parecer
obvio, mas apostar em vendas certas é imprescindível para garantir sucesso na
sua campanha. Durante a Black Friday o público espera descontos agressivos,
portanto invista em produtos com bastante saída e que permitem uma margem de
oferta maior ao invés de colocar vários produtos com ofertas menores. Caso o
seu estoque seja reduzido, um dia de campanha pode ser melhor do que manter o
mês todo com pequenos descontos em peças selecionadas. Escolha semi joias
competitivas dentro do seu estoque! Analise as tendências e o seu fluxo de
vendas propor negociações com seu fornecedor e reforçar o estoque desses
produtos.
Esteja próximo
do seu cliente
Nada melhor do
que oferecer o que o seu cliente busca, por isso antes de decidir qual
estratégia fará parte da sua campanha ouça o seu cliente, busque entender quais
são as suas demandas, qual a melhor forma de pagamento para ele, qual tipo de
promoção ele prefere, quais semi joias ele espera grandes ofertas e,
especialmente, após a campanha de Black Friday analise seus dados de satisfação
do cliente para melhorar o atendimento constantemente.
Agora que você
já sabe como aproveitar a venda de semi joias na Black Friday aproveite para
organizar o estoque com as peças da Zarpellon. Entre em contato e seja um
revendedor! Leia também sobre o crescimento de vendas de joias no 1º semestre de 2022. Continue acompanhando nossas redes sociais.