As mudanças no comportamento do consumidor e a importância do relacionamento para empreender com sucessoFonte: Zarpellon - relacionamento para empreender com sucesso
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As mudanças no comportamento do consumidor e a importância do relacionamento para empreender com sucesso

18/04/2022

Saiba como aproveitar e explorar as vendas por relacionamento no setor de semijoiais e potencialize o faturamento. Conheça as principais demandas dos consumidores em 2022.

Apesar de ter sido um dos principais fatores para acelerar a mudança de comportamento do consumidor, a mudança para o universo digital teve início antes da pandemia da Covid-19. É inegável que ela teve impacto direto no aumento das compras pela internet. No cenário em que vivemos, é preciso conhecer quais são as diretrizes desse comportamento de compra online e o que a nova geração de consumo traz como demanda. Só assim é possível traçar e delimitar estratégias para fidelizar clientes, manter vendas e abordagens assertivas e principalmente, manter um bom relacionamento online. Neste artigo, abordaremos um pouco mais sobre este raio-x do cliente digital.

Insights:

Ø  62% dos consumidores entre 13 e 39 anos preferem fazer compras diretamente de suas redes sociais;

Ø  31% escolhem métodos não-tradicionais para compras em detrimento de sites ultrapassados;

Ø  Ao investir em CRM, é possível aumentar as receitas da empresa em 37%;

Ø  Mais de 70% dos usuários ativos mensais do WhatsApp no Brasil conversam com marcas;

Ø  44% dos clientes não comprariam novamente em uma loja.

 

 

1. Perfil do usuário digital

Segundo o relatório Neotrust, 72% das pessoas pesquisam primeiro em meios digitais e só de dirigem aos pontos de venda quando já tomaram sua decisão de compra. Esse dado é ainda mais impactante quando analisamos as novas gerações, que serão a base para consumo futuro: para a chamada geração Z – caracterizada por ser a primeira geração que nasceu num ambiente completamente digital, entre o fim da década de 1990 e 2010 - o review é um dos principais fatores para a decisão de compra.

 

Apesar de conseguir transitar com enorme facilidade entre ambientes físicos e digitais, a nova geração de consumidores busca no meio digital por comentários, reações e avaliações sobre o produto/empresa antes de decidir a compra. É importante saber que a opinião da comunidade tem muito peso na decisão do seu cliente, por isso é imprescindível o posicionamento e presença da sua empresa no meio digital.

 

Segundo relatório da JET e-business, 62% dos consumidores entre 13 e 39 anos preferem fazer compras diretamente de suas redes sociais e ainda 31% escolhem métodos não-tradicionais para compras em detrimento de sites ultrapassados.

 

 

2. Relacionamento e vendas

Uma das formas de melhorar a presença e o relacionamento online com os clientes é utilizando a inteligência de dados. A tecnologia através da qualificação dos clientes proporciona métricas, análises e resultados para campanhas mais assertivas e eficiência de trabalho. De acordo com a Salesforce, ao investir em CRM, é possível aumentar as receitas da empresa em 37%. Além disso, a empresa também tem maior facilidade para conquistar novos leads, trabalhar em cima deles para melhorar a experiência de compra e pós-venda na satisfação do cliente.

 

Mais de 70% dos usuários ativos mensais do WhatsApp no Brasil conversam com marcas de acordo com a JET e-business. Dúvidas, informações e suporte técnico estão entre os principais assuntos das mensagens.  

 

 

3. Relacionamento e pós-venda

O pós-venda é um ponto que vale atenção nessa mudança de comportamento de consumo. A jornada do consumidor não acaba quando a compra é finalizada. Os novos consumidores precisam de estímulos para interagir com a marca e de assistência nas respostas para se sentirem satisfeitos com a experiência de compra e, assim, serem fidelizados com a sua empresa. Lembre-se que a agilidade e praticidade nesse quesito são pontos a favor!

 

Ainda segundo dados da JET e-business, cerca de 44% dos clientes não comprariam novamente em uma loja pelo descaso no atendimento após a compra. Para ter sucesso com o novo perfil do novo consumidor é preciso ir além da experiência imediata na hora da compra. Aqui é muito interessante investir em um pós-venda efetivo para conseguir aplicar conceitos de re-marketing direcionando suas campanhas e anúncios para usuários que já demonstraram interesse em seu site.


 

 

4. A Geração Z é mais #social

 

Apesar de usar a tecnologia a seu favor é importante lembrar de como essa nova geração de consumo busca conexão com as empresas. Estar presente, posicionando-se e destacando-se em meio às outras empresas do setor é fundamental. Para isso, invista em marketing digital e marketing de relacionamento. É imprescindível ter esses conhecimentos para o sucesso na venda de semijoias. Aposte em vídeos quem reflitam a realidade da sua marca/empresa, demonstre como as peças podem ser usadas de maneira autêntica, busque criar laços através da tecnologia.

 

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Zarpellon Joias

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