
As mudanças no comportamento do consumidor e a importância do relacionamento para empreender com sucesso
18/04/2022
Apesar de ter
sido um dos principais fatores para acelerar a mudança de comportamento do
consumidor, a mudança para o universo digital teve início antes da pandemia da
Covid-19. É inegável que ela teve impacto direto no aumento das compras pela
internet. No cenário em que vivemos, é preciso conhecer quais são as diretrizes
desse comportamento de compra online e o que a nova geração de consumo traz
como demanda. Só assim é possível traçar e delimitar estratégias para fidelizar
clientes, manter vendas e abordagens assertivas e principalmente, manter um bom
relacionamento online. Neste artigo, abordaremos um pouco mais sobre este
raio-x do cliente digital.
Insights:
Ø
62% dos consumidores entre 13 e 39 anos preferem
fazer compras diretamente de suas redes sociais;
Ø
31% escolhem métodos não-tradicionais para
compras em detrimento de sites ultrapassados;
Ø
Ao investir em CRM, é possível aumentar as
receitas da empresa em 37%;
Ø
Mais de 70% dos usuários ativos mensais do
WhatsApp no Brasil conversam com marcas;
Ø
44% dos clientes não comprariam novamente em uma
loja.
1. Perfil do
usuário digital
Segundo o
relatório Neotrust, 72% das pessoas pesquisam primeiro em meios digitais e só de
dirigem aos pontos de venda quando já tomaram sua decisão de compra. Esse dado
é ainda mais impactante quando analisamos as novas gerações, que serão a base
para consumo futuro: para a chamada geração Z – caracterizada por ser a primeira
geração que nasceu num ambiente completamente digital, entre o fim da década de
1990 e 2010 - o review é um dos principais fatores para a decisão de compra.
Apesar de
conseguir transitar com enorme facilidade entre ambientes físicos e digitais, a
nova geração de consumidores busca no meio digital por comentários, reações e
avaliações sobre o produto/empresa antes de decidir a compra. É importante
saber que a opinião da comunidade tem muito peso na decisão do seu cliente, por
isso é imprescindível o posicionamento e presença da sua empresa no meio
digital.
Segundo
relatório da JET e-business, 62% dos consumidores entre 13 e 39 anos
preferem fazer compras diretamente de suas redes sociais e ainda 31%
escolhem métodos não-tradicionais para compras em detrimento de sites
ultrapassados.
2. Relacionamento
e vendas
Uma das formas
de melhorar a presença e o relacionamento online com os clientes é utilizando a
inteligência de dados. A tecnologia através da qualificação dos clientes
proporciona métricas, análises e resultados para campanhas mais assertivas e
eficiência de trabalho. De acordo com a Salesforce, ao investir em CRM, é
possível aumentar as receitas da empresa em 37%. Além disso, a empresa
também tem maior facilidade para conquistar novos leads, trabalhar em cima
deles para melhorar a experiência de compra e pós-venda na satisfação do
cliente.
Mais de 70%
dos usuários ativos mensais do WhatsApp no Brasil conversam com marcas de
acordo com a JET e-business. Dúvidas, informações e suporte técnico estão entre
os principais assuntos das mensagens.
3.
Relacionamento e pós-venda
O pós-venda é
um ponto que vale atenção nessa mudança de comportamento de consumo. A jornada
do consumidor não acaba quando a compra é finalizada. Os novos consumidores
precisam de estímulos para interagir com a marca e de assistência nas respostas
para se sentirem satisfeitos com a experiência de compra e, assim, serem
fidelizados com a sua empresa. Lembre-se que a agilidade e praticidade nesse
quesito são pontos a favor!
Ainda segundo
dados da JET e-business, cerca de 44% dos clientes não comprariam novamente
em uma loja pelo descaso no atendimento após a compra. Para ter sucesso com
o novo perfil do novo consumidor é preciso ir além da experiência imediata na
hora da compra. Aqui é muito interessante investir em um pós-venda efetivo para
conseguir aplicar conceitos de re-marketing direcionando suas campanhas e
anúncios para usuários que já demonstraram interesse em seu site.
4. A Geração
Z é mais #social
Apesar de usar
a tecnologia a seu favor é importante lembrar de como essa nova geração de
consumo busca conexão com as empresas. Estar presente, posicionando-se e
destacando-se em meio às outras empresas do setor é fundamental. Para isso,
invista em marketing digital e marketing de relacionamento. É
imprescindível ter esses conhecimentos para o sucesso na venda de semijoias.
Aposte em vídeos quem reflitam a realidade da sua marca/empresa, demonstre como
as peças podem ser usadas de maneira autêntica, busque criar laços através da
tecnologia.
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